AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Palestra aborda relação entre médico e paciente e doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Voltada a profissionais que atuam na área da saúde, Caravana AMRIGS na região Norte do RS tem entrada gratuita

A Caravana AMRIGS chega a Iraí no sábado (01/12), para abordar dois temas distintos, porém, relevantes para os profissionais da saúde e para a população: comunicação entre médico e paciente e a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O diretor do Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Marcos Vinicius Ambrosini Mendonça, ministra a palestra que ocorre no Hotel Thermas Iraí, a partir das 9h.

- É importante lembrar que a comunicação é uma tecnologia leve. A presença do médico é suficiente para desenvolver esta técnica. Quanto melhor ele se comunica com seus pacientes, menos tempo é investido para diagnósticos. Inclusive, já foi comprovado cientificamente que o profissional de qualidade é aquele que sabe se comunicar e tratar bem as pessoas – comenta Mendonça.

O diretor da AMRIGS adianta uma das cinco habilidades que apresentará durante o evento, para os médicos aperfeiçoarem a sua comunicação.

- A escuta ativa é importante no primeiro minuto de consulta. O profissional deve ouvir o paciente durante este período, sem interrompê-lo. É neste instante inicial que ele organiza o seu pensamento e relata os motivos que o levaram a consultar, conduzindo o médico ao diagnóstico correto em 80% das situações – complementa o médico.

Com relação às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, Marcos Vinícius destaca que a chegada do verão e o aumento da incidência de chuvas apresentam risco de potencializar a proliferação dos focos de água parada.

- Deve haver uma mobilização coletiva para evitar ambientes que atraiam os mosquitos. Além disso, também é necessária a notificação das doenças de foco febril, para evitar um novo surto, o que não ocorreu nos últimos anos devido a estas atitudes. Mas se passarmos por isso, hoje, não teríamos aparato suficiente para dar conta da demanda – finaliza o palestrante.

A Caravana AMRIGS tem entrada gratuita. O Hotel Thermas Iraí está localizado na Rua Antônio Siqueira, 384, no Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99972-3429.

Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos:
Data: 20/11/18      Atualizada em: 20/11/18
Tags: Caravana AMRIGS , Iraí , Dr. Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça , Aedes aegypti , dengue , zika , chikungunya , febre amarela , comunicação , médico , paciente ,









 
ARTIGOS

Um ano cheio de inovação
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Sentir-se Médico
Dr. José J. Camargo
A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas