AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Imunização, alimentação saudável e atividade física podem evitar doenças respiratórias

Higiene das mãos e evitar aglomerações e locais fechados também estão entre as recomendações do pneumologista

As temperaturas baixas fazem com que as pessoas permaneçam mais tempo em ambientes fechados e esse fenômeno eleva a propagação de doenças respiratórias, agravando um quadro que já é crítico em consultórios médicos, clínicas e hospitais. De crises crônicas às patologias virais, o pneumologista associado à Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Leonardo Gilberto Haas Signori, indica a melhor forma de prevenção: imunização, alimentação saudável e atividade física.

- Recomenda-se também, evitar aglomerações e locais fechados. É necessário higienizar bem as mãos e evitar levá-las à boca, nariz e olhos quando estiver em contato com alguém doente. Pacientes com doenças crônicas mais graves devem, ao mínimo sinal de sintoma, iniciar o tratamento com inaladores para evitar infecção ou internação hospitalar - explica Signori.

Rinite, sinusite, faringite, otite, bronquite aguda, asma e enfisema seguem como as principais doenças respiratórias nesta época. São as que geram maior morbidade, refletindo em maior volume de consultadas devido a tais patologias. Entre as mais graves e que geram maior complicação, estão a pneumonia, os resfriados (causados por vírus mais brandos) e a gripe (que apresenta muita dor, febre alta e maior risco de complicação). Nestes dois últimos, a vacina pode evitar o surgimento da doença.

Outro cuidado destacado pelo pneumologista é buscar atendimento ambulatorial, evitando salas de emergências dos hospitais, onde há grande circulação de vírus e que, geralmente, estão superlotadas.


Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos:
Data: 12/09/18      Atualizada em: 12/09/18
Tags: imunização , alimentação saudável , atividade física , Leonardo Gilberto Haas Signori , AMRIGS , rinite , sinusite , faringite , otite , bronquite aguda , asma , enfisema ,









 
ARTIGOS

A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas