AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Campanha de vacinação contra a gripe vai até sexta-feira

Na última semana da campanha nacional de imunização contra a gripe, Porto Alegre ampliou a vacinação a toda população, mantendo como prioridade os públicos-alvo, com ênfase para crianças e gestantes, grupos que ainda apresentam as mais baixas coberturas vacinais. Desde o início da campanha, em abril, a Capital vacinou 73,60% das pessoas que integram os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
 
De acordo com o vacinômetro do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), 295.183 doses foram administradas nos grupos prioritários. Até o início da tarde desta quarta-feira, 13, os grupos com menor percentual de imunizados são o das crianças (48,98%) e gestantes (51,51%). Os demais superaram 60%: professores (75,87%), trabalhadores da saúde (72,27%), puérperas (78,93%), idosos (83,97%) e indígenas (88,57%). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunização de 90% de cada grupo prioritário. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão.

Como a vacina precisa de no mínimo 15 dias para surtir proteção no organismo, a indicação é de que as pessoas sejam levadas ou se dirijam às unidades de saúde com a maior brevidade possível. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém o atendimento em todas as salas de vacina da rede, com horários diferenciados, de acordo com o funcionamento das unidades, sempre de segunda a sexta-feira: nas unidades de saúde, o atendimento vai das 8h às 17h; nas unidades São Carlos e Tristeza e no Centro de Saúde Modelo, das 8h às 22h; e na Clínica de Saúde da Família da Restinga, das 8h às 20h.

Os gestores da SMS enfatizam a importância da vacinação, especialmente nos grupos de risco elencados pelo MS em 2018, pois essas pessoas são as mais suscetíveis às complicações da influenza. Com a imunização, caem os índices das complicações, os números de internações hospitalares, de casos da doença e, consequentemente, dos óbitos decorrentes da gripe.

O número de doses da vacina administradas pela SMS em Porto Alegre entre 23 de abril e 13 de junho é de 402.315, incluindo 295.183 nos grupos de risco e 92.980 em pessoas com comorbidades. Outros grupos, incluindo a rede privada, somam 7.152 doses. A campanha vai até 15 de junho. Outras informações, bem como orientações a profissionais de saúde, podem ser acessadas neste hotsite.


Fonte: Vanessa Conte/PMPA
Fotos:
Data: 13/06/18      Atualizada em: 13/06/18
Tags: vacinação , campanha , gripe ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas