AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Obesidade e diabetes são grandes causas de câncer, prova estudo

Após levantamento gigantesco, pesquisadores mostram que os dois problemas, juntos ou isolados, estão por trás de muitos tumores diagnosticados no mundo

Conviver com o excesso de peso ou com muito açúcar correndo pelo sangue já gera bastante preocupação entre os experts, porque favorecem diversas complicações para a saúde – entra elas, o câncer. E a influência não é nada insignificante, como prova um estudo publicado recentemente no periódico The Lancet Diabetes & Endocrinology.

O trabalho conclui que, em 2012, a união dos dois problemas levou ao surgimento de quase 6% de todos os tumores do planeta. Os pesquisadores, que atuam no Imperial College de Londres, na Inglaterra, calcularam ainda que a obesidade e o diabetes responderam, no planeta, por quase 800 mil novos casos dos 12 tipos de cânceres avaliados no trabalho. Dados como esses apareceram depois de uma análise robusta, que considerou nada menos do que 175 países.

Para traçar uma relação entre as doenças, os autores usaram estimativas de diabetes e obesidade em 2002 e observaram a incidência de câncer em 2012 – assumindo que o tumor demoraria uns dez anos para aparecer. Individualmente, o peso excessivo foi responsável por quase o dobro de casos (544 300) de câncer em relação ao constante excesso de glicose na circulação (293 300).

Segundo a oncologista Clarissa Mathias, diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), o organismo do indivíduo acima do peso está naturalmente inflamado. Por isso, não funciona de forma normal. “Todos nós produzimos células com defeitos. Mas, como o sistema imunológico de uma pessoa obesa não identifica essa característica direito, há maior risco de elas se tornarem um câncer”, explica.

Já quanto ao diabetes, níveis elevados do hormônio insulina – que circula quando há muito açúcar correndo no sangue – poderiam estimular o crescimento das células cancerosas.

Fonte: Maria Tereza Santos/Menu Saúde
Fotos:
Data: 07/06/18      Atualizada em: 07/06/18
Tags: diabetes , obesidade , doença , tumores , diagnóstico ,









 
ARTIGOS

A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas