AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Uma a cada 10 mulheres tem contato com o HPV na primeira relação sexual

No Brasil, metade da população sexualmente ativa admite não usar camisinha mesmo reconhecendo sua eficácia contra as doenças sexualmente transmissíveis 

O papilomavírus humano (HPV), um dos principais causadores de câncer de colo de útero, é um vírus que atinge as mucosas podendo causar lesões e verrugas nos órgãos genitais do homem e da mulher. Há estimativa de que uma a cada 10 mulheres tenham contato com o vírus na primeira relação sexual.

Segundo o ginecologista Marcelo Matias, do Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), “as formas de contaminação do vírus HPV são múltiplas, incluindo relações sexuais, o contato com lesões ao nascimento ou durante a vida”.

Existem mais de 200 espécies de HPV, sendo que 150 delas já foram catalogadas por médicos. Uma das formas de prevenção ao HPV pode ser a vacina que previne contra 70% dos tipos de HPV que causam de câncer no colo de útero e 90% das verrugas vaginais. “A vacina é importante porque reduz o risco de câncer de colo uterino e também a presença de lesões precursoras, diminuindo o número de procedimentos para diagnóstico e tratamento ao longo da vida”, ressalta o ginecologista.

Em geral, o diagnóstico do HPV é dado através de exames de rotina, especialmente pelo citopatológico do colo uterino, já que o vírus pode não se manifestar clinicamente mesmo em pacientes portadoras. Exames como colposcopia também são capazes de identificar o HPV, uma vez que as lesões podem não ser vistas a olho nu.

O tratamento do HPV é feito com cremes imunoterápicos, a destruição das lesões através de laser, gelo seco ou ácido, além de tratamentos cirúrgicos como a conização de colo uterino, quando ocorrem lesões precursoras de câncer de alto grau. 

Fonte: Valeria Pereira/Camejo
Fotos:
Data: 09/02/18      Atualizada em: 09/02/18
Tags: HPV , relação sexual , DSTs ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas