AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Saúde vacina 21 mil pessoas em janeiro contra febre amarela

Um total de 20.988 doses de vacina contra febre amarela foi administrado em Porto Alegre no mês de janeiro. Em janeiro de 2017, o número foi de 9.889. Nos primeiros dias de fevereiro, 2.075 pessoas foram imunizadas contra a doença na rede pública municipal. O levantamento foi divulgado pelo Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (CGVS/SMS) nessa quarta-feira, 7. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) do Ministério da Saúde.

As pessoas que forem viajar para locais com transmissão de febre amarela silvestre no Brasil (regiões Sudeste e parte do Nordeste) e para países com exigência do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra Febre Amarela devem fazer a vacina com pelo menos dez dias de antecedência da data da viagem. Para o Brasil, o certificado não é necessário. No site da Anvisa, neste link de orientações aos viajantes é possível consultar se o país de destino do viajante exige o certificado. Técnicos da Anvisa solicitam que a consulta prévia seja feita no site e seja observada a condição: se o país recomenda ou exige a vacina. O viajante só é barrado na imigração dos países-destino nos locais onde a “exigência” é expressa. No mundo, cerca de 100 países exigem o documento. 

A vacina contra febre amarela está no calendário nacional para crianças a partir de 9 meses até pessoas com 59 anos ao longo do ano. Pessoas com mais de 60 anos precisam apresentar atestado médico para serem imunizadas. Desde 2009, mais de 800 mil moradores de Porto Alegre foram vacinados. Uma dose da vacina é suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida. Esta orientação do Ministério da Saúde é recente. Também desde 2009 não há registro de casos da doença ou de circulação do vírus da febre amarela em Porto Alegre ou no Rio Grande do Sul. 

As unidades de saúde da SMS que têm sala de vacina oferecem a vacinação, de segunda a sexta-feira. Os horários podem variar, em função da otimização das doses. No período de Carnaval, na segunda e terça-feira, as unidades não atenderão. As US fecham na sexta-feira, 9, no final da tarde e o expediente será retomado na quarta-feira, às 12h. 

Fonte: Patrícia Coelho/PMPA
Fotos:
Data: 08/02/18      Atualizada em: 08/02/18
Tags: vacina , febre amarela , saúde , Porto Alegre ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas