AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Saúde emite alerta para acidentes com escorpião amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre emitiu alerta epidemiológico à rede de saúde da cidade sobre os cuidados e atenção aos atendimentos devidos a acidentes com o escorpião amarelo. O documento emitido pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) na manhã desta quinta-feira, 9, chama a atenção para a existência do animal na cidade e os riscos que a picada pode provocar. Em outubro, uma criança de cinco anos residente no bairro Lomba do Pinheiro foi atendida no Hospital de Pronto Socorro (HPS) após ser picada  e a agilidade do atendimento foi essencial para o êxito do tratamento.

De acordo com o alerta epidemiológico, em casos de acidentes com escorpião a vítima deverá ser encaminhada imediatamente para o HPS.  O atendimento deverá seguir classificação de risco vermelha e, se necessário, buscar orientação junto ao Centro de Informação Toxicológica da Secretaria Estadual de Saúde (CIT/RS), por meio do telefone 08007213000 – ligação gratuita. Enfatiza-se, ainda, a obrigatoriedade do preenchimento da Ficha de Notificação Compulsória, com ou sem uso de soro antiescorpiônico.

O escorpião amarelo costuma habitar locais frescos e escuros, em frestas de parede, pedaços de madeira, restos de construção, entulhos, ralos, esgotos, caixas de gordura, tanques, encanamentos, caixas com verduras, legumes e frutas, sapatos, roupas, camas, travesseiros, cortinas, alimentando-se de baratas. No caso de visualização do animal, evitar o contato e informar a localização através do telefone 156.

Fonte: Patrícia Coelho/SMS
Fotos: Divulgação
Data: 10/11/17      Atualizada em: 10/11/17
Tags: saúde , alerta , escorpião amarelo , SMS ,



Fotos :
  





 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas