AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Opinião: Dedicação e amor pelas nossas crianças

A proximidade do dia 12 de Outubro, nos provoca uma reflexão sobre valores que a sociedade como um todo têm esquecido. A sinceridade, o afeto, o carinho e o respeito são características que muitas vezes são facilmente identificadas nos consultórios pediátricos e não são raras as situações nas quais desejaríamos que os adultos aprendessem um pouco com os nossos pacientes.

Um dos maiores esforços que nós, médicos, empreendemos é na conscientização dos pais para a importância dos primeiros 1000 dias de vida e o papel que os pais e responsáveis têm na formação física e psicológica das crianças. Nesse estágio há um rápido crescimento e desenvolvimento do organismo e, por isso, o corpo e os órgãos crescem, enquanto o cérebro e os sistemas digestório e imunológico se desenvolvem. Entre os principais cuidados estão uma nutrição adequada, o afeto, a higiene, a educação, o vínculo familiar e a vacinação, além de outras condições ambientais.

Nesse aspecto é indispensável que a sociedade trabalhe a conscientização da população pela gravidez desejada e planejada. A chegada de um filho, traz uma série de impactos para qualquer casal, seja no âmbito financeiro ou na rotina pessoal e profissional de cada um, cabendo a eles a tomada de decisão no melhor momento de suas vidas. Esse cuidado, faz com que toda estrutura física, psicológica e financeira sejam melhores permitindo condições apropriadas durante a gestação, nascimento e desenvolvimento do bebê.

Lembramos, ainda, que o carinho e dedicação começa quando a criança ainda está na barriga. Falar com o filho desde os primeiros dias de vida é uma maneira de fortalecer a ligação entre os pais e a criança estimulando a linguagem e desenvolvimento cognitivo. Ambientes tumultuados e estressantes podem estimular a ansiedade no bebê, além de ser prejudicial para as relações familiares,

Dedicamos nossa vida a esses pequenos seres que encantam a todos. Ainda que, em muitos casos, as condições para o exercício profissional não sejam as ideais é o sorriso de uma criança que faz o médico superar qualquer barreira.

Alfredo Floro Cantalice Neto
Presidente da AMRIGS


Fonte: Alfredo Floro Cantalice Neto
Fotos: Marcelo Matusiak
Data: 09/10/17      Atualizada em: 09/10/17
Tags: artigo , Dia das Crianças , vida ,



Fotos :
  





 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas