AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Setembro Amarelo: AMRIGS promove palestra sobre comportamento suicida

Psiquiatras abordam tema sob o aspecto do uso abusivo de drogas

O comportamento suicida, tema de campanha da área da saúde durante o mês de setembro, será abordado em palestra na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), na quinta-feira (14/09), às 19h. Conforme dados divulgados pelo portal “Setembro Amarelo”, os índices de quem tira a própria vida diariamente já são superiores às vítimas de AIDS e câncer. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no início do ano que o comportamento tem aumentado em jovens entre 15 e 29 anos, muitos em decorrência da depressão.

Diante estes dados, os psiquiatras Rafael Moreno Ferro de Araújo e Sérgio Noll Louzada irão abordar no evento o comportamento suicida e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso do crack, visto que as drogas integram os fatores de risco.

Araújo é mestre e doutorando em neurociências na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do programa de residência médica em psiquiatria da Sociedade Sulina Divina Providência, com sede no Hospital São José de Arroio do Meio. Além disso, é formado em terapias cognitivo-comportamentais (TCC) na Infância e Adolescência e ministra aulas no curso de medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Já Louzada é médico psiquiatra da Prefeitura de Porto Alegre, membro da Câmara Técnica das Emergências do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) e membro da Comissão das Emergências da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O evento faz parte da programação do Ciclo de Palestras, promovido pela AMRIGS, que tem o objetivo de oferecer palestras sobre temas atuais. A iniciativa também integra a campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. Para os próximos meses estão previstas as edições do “Outubro Rosa”, com palestra sobre câncer de mama e AVC; “Novembro Azul”, com painel sobre câncer de próstata e de pele; e o “Dezembro Laranja”, uma edição extra sobre o suicídio, criada em função da grande procura sobre este conteúdo. Esta última acontecerá no dia 4 de dezembro, das 19h às 21h, no Centro de Eventos da AMRIGS. Os palestrantes serão o Dr. Paulo Ricardo Martins de Souza, que falará sobre o suicídio, e o Dr. Rafael Moreno, que discorrerá sobre psicodermatoses. As inscrições podem ser feitas aqui

Pacientes que precisam buscar ajuda, além dos tratamentos psicoterápicos e psíquicos, podem também entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 141 ou pelo site http://www.cvv.org.br.


Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos:
Data: 06/09/17      Atualizada em: 08/09/17
Tags: suicídio , Setembro Amarelo , palestra ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas