AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Profissionais destacam a importância de conversar sobre doenças mentais no ambiente de trabalho

Assunto foi abordado durante Ciclo de Palestras promovido pela AMRIGS

Doenças emocionais e segurança no trabalho foram os assuntos abordados durante encontro do Julho Violeta, que faz parte da campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia”, promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento ocorreu na quinta-feira (13/07), no Centro de Eventos da entidade.

Problemas emocionais interferem, e bastante, na vida profissional das pessoas. Porém, na maioria dos casos, os funcionários não conversam abertamente sobre o tema e escondem quando apresentam sintomas de alguma doença mental ou quando estão com problemas familiares, para evitar preconceitos por parte dos colegas de trabalho. Essa atitude, de acordo com o psicanalista Jacques José Zimmermann, é prejudicial ao trabalhador e pode agravar a situação.

- Um forte impeditivo para esses funcionários que estão com problemas mostrarem a sua situação é o preconceito, pois existe o medo de desemprego ou de criar inimizades dentro da empresa. Os gerentes também não estão preparados para gerenciar colaboradores que tenham doenças mentais. Isso acaba criando um círculo vicioso, porque o funcionário não conta que está doente e também não procura ajuda para achar uma solução. A depressão é muito comum - explicou Zimmermann, que também é membro pleno da International Psychoanalytical Association (IPA), e mestre e doutorando (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria pela UFRGS.

Um dos destaques da palestra de Zimmermann foi o caso da norte-americana Madalyn Parker, que enviou e-mail avisando seus colegas de trabalho que ficaria ausente do local por dois dias para cuidar de sua saúde mental. Ela recebeu uma resposta do chefe parabenizando a iniciativa, publicou a história na rede social Facebook e, sem pretensão, está ajudando a divulgar a importância de falar sobre doença mental dentro das organizações.

- Foi uma atitude muito bacana, pois o medo do preconceito é um dos impedimentos para as pessoas pedirem ajuda. Esse caso ajuda a disseminar que é uma doença que pode ser tratada como qualquer outra. Os pacientes precisam enfrentá-la e as empresas necessitam dar liberdade para se debater sobre isso no ambiente corporativo - salientou.

Quem também falou sobre como os problemas emocionais devem ser tratados nas empresas foi o engenheiro de segurança, consultor de empresas e professor do curso de Engenharia de Segurança na Ulbra e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jair Carlos Teixeira.

- Os aspectos emocionais no trabalho começaram a chamar atenção há pouco tempo. Os empresários estão se preocupando com as emoções e como o desequilíbrio delas afeta a rotina organizacional. Os gestores devem falar sobre esses assuntos com os funcionários, além de ministrar palestras em função desses fatores. É fundamental que a supervisão tenha contato com seus subordinados para desenvolver a capacidade de perceber as alterações de humor ou quando há algo diferente na vida daquela pessoa - destacou Teixeira.

Com o ciclo de palestras, a AMRIGS tem como objetivo apresentar conteúdos relacionados a questões da atualidade no cotidiano das pessoas. Os eventos devem ocorrer nas segundas quintas-feiras de cada mês. A programação até o final de 2017 conta com os seguintes temas: Agosto Verde, sobre tabagismo; Setembro Amarelo, alertando para os casos de suicídio, além de alcoolismo e crack; Outubro Rosa, sobre o câncer de mama e cirurgia reparadora; encerrando o ano com o Novembro Azul, promovendo debates sobre o câncer de próstata e de pele.



Fonte: Ascom/AMRIGS
Fotos:
Data: 14/07/17      Atualizada em: 14/07/17
Tags: Trabalho , saúde mental , prevenção ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas