AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

Desafios para a qualificação médica e boa assistência em saúde - Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto


 
Os tempos atuais estão nos apresentando muitas dificuldades. Vivemos momentos de insegurança causados pela violência que teima em ceifar vidas sem nenhuma compaixão. Até na saúde, que deve ser uma premissa básica da nossa sociedade, observamos ações que causam grande desconforto e vão contra os compromissos que assumimos quando nos tornamos médicos e quando estamos à frente de uma instituição do porte da Associação Médica do Rio Grande do Sul. 

A AMRIGS tem se posicionado de forma clara e transparente em assuntos que mexem com os cidadãos de bem. Somos totalmente contrários a existência de cursos de "semirresidência" sem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e não reconhecemos o programa de práticas médicas do Grupo Educacional Facinepe. Neste aspecto, quero reiterar a posição contrária à abertura de cursos de especialização na área médica sem o devido controle de qualidade. A população e os médicos devem estar atentos para a existência destes falsos cursos que estão sendo ofertados. 

Também temos manifestado, reiteradamente, preocupação em relação a qualidade do ensino ofertado pelos cursos de Medicina em todo o país. Queremos a manutenção da excelência no ensino da especialidade médica. Por sua natureza, o médico lida com vidas e deve ter condições plenas de cuidar da saúde da população. Sendo assim, o desafio é trabalhar o crescimento sustentável e com qualidade da formação médica.

Por fim, lamentamos profundamente que profissionais médicos se envolvam em atos escusos como a cobrança indevida de partos cobertos pelo Sistema Único de Saúde e vejam seus nomes fazendo parte das páginas policiais. É uma conduta totalmente reprovável e que fere a dignidade profissional. 

Em meio a estas situações preocupantes, reiteramos a nossa missão de promover o conhecimento na área da saúde, buscando a qualificação profissional continuada. A AMRIGS continua a exercer seu papel influente e integrador nos assuntos da área, trabalhando para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde estamos inseridos. 

Acredito que somente desta forma é possível transformar esta realidade atual instável em um futuro mais digno e promissor para a sociedade gaúcha e brasileira. 

Alfredo Floro Cantalice Neto
Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul




 
ARTIGOS

Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Desafios para a qualificação médica e boa assistência em saúde
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
A infeliz contradição
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas