AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

A favor da evolução, mas sem abrir mão da excelência médica - Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto


  A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) demonstra preocupação com a notícia da criação de quatro novos cursos de medicina no Rio Grande do Sul. A contrariedade não tem relação com a ampliação do número de vagas para os estudantes, mas sim com as condições oferecidas para a manutenção da excelência no ensino da especialidade médica. Por sua natureza, o médico lida com vidas e se faz indispensável que todo o processo de aprendizagem seja de excelência, não sendo, jamais, admitido que sejam criadas condições medianas para o desenvolvimento profissional daqueles que cuidarão das vidas da sociedade no amanhã. 

O desafio é trabalhar o crescimento sustentável e de qualidade. Observa-se que, entre Porto Alegre e Caxias do Sul, passarão a existir, a partir de 2017, sete faculdades de medicina, sendo que seis delas estarão em um raio geográfico de aproximadamente 50 quilômetros: três em Porto Alegre, uma em Canoas, uma em São Leopoldo e uma em Novo Hamburgo. 

Cabe ressaltar que a grande quantidade de alunos demanda a contratação de professores e funcionários altamente qualificados, salas adequadas para prática de anatomia e hospitais de ensino bem estruturados para o desenvolvimento prático daquilo que os estudantes aprendem na teoria. Ainda convém destacar que, nos casos de faculdades públicas, há a obrigatoriedade de concurso para todas as áreas, o que requer tempo e recursos financeiros em médio e longo prazo. Essa é uma realidade muito distante da que vivemos. O que percebemos, atualmente, é a extrema dificuldade de repor o quadro atual. Diante de novos estabelecimentos, esse desafio seria ainda maior.

Portanto, a AMRIGS deseja que o ensino da medicina siga sempre evoluindo, mas é contra qualquer ato que coloque em risco a qualidade desse ciclo, sem a garantia, por exemplo, de professores suficientes para os alunos e estrutura adequada de ensino.

* Alfredo Floro Cantalice Neto é médico pediatra e presidente da AMRIGS.




 
ARTIGOS

Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Desafios para a qualificação médica e boa assistência em saúde
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas