AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 
AMRIGS - Centro de Memória


 

“A memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens” (LE GOFF, 2003, p. 477).

 

A Associação Médica do Rio Grande do Sul foi criada com o intento de prestar atendimento e orientação cientifica,  profissional e assistencial para seus associados. E pensando no valor histórico construído ao longo de tantos anos pela classe médica, e na memória que constitui o nosso presente, é que foi criado o Centro de Memória AMRIGS. Um lugar que visa a preservação da memória histórica relativas à medicina, saúde e principalmente ao associativismo médico; organizando, preservando e disponibilizando seu acervo para o conhecimento do público em geral. Acervo este que traz tanto os bens materiais - como objetos, documentos e periódicos - como também patrimônios imateriais, tais como a identidade da classe médica, as memórias dos associados e as relações sociais relatadas por quem fez e faz parte da história da AMRIGS.

Os documentos que fazem parte do patrimônio cultural de uma classe - no caso os médicos - relatam os anseios de uma determinada parcela da sociedade, que vêem nesta organização associativista uma forma de lutar pelo exercício de sua profissão, unindo, prestando apoio e amparo aos colegas.

No entanto, não podemos apenas considerar o bem material, como por exemplo a Ata de Fundação. Devemos também darmos atenção para a memória oral, e as experiências vividas por cada sócio nesta instituição; pois sob esta ótica, é possível verificarmos a identidade deste grupo.

O Centro de Memória da AMRIGS é responsável pela preservação, conservação, e pela exposição da história do associativismo médico no Rio Grande do Sul - catalogando, organizando, sistematizando, e pesquisando documentos, sejam eles materiais ou imateriais, sejam das sociedades médicas ou das associações médicas, desde seccionais, sociedades de especializações, e fundamentalmente a própria AMRIGS, que diariamente constrói a sua memória através de nossas ações.




História do Associativismo Médico do Rio Grande do Sul - Dr. Nicolau Laitano e Dr. Genaro Laitano.


Monumentos aos Médicos de Porto Alegre - Dr. Genaro Laitano e Dr. Nicolau Laitano.


Diplomação da Primeira Turma de Medicina do RS - Dr. Genaro Laitano e Dr. Nicolau Laitano.


Filatelia Médica - Dr. Nicolau Laitano e Genaro Laitano.


Cenas Medicas Por Gênios da Pintura - Dr. Nicolau Laitano e Genaro Laitano.


 

Referência:

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

Acervos:

Documental:

-Atas de reuniões

- Jornais e revistas da AMRIGS

- Correspondências

- Iconografias

- Vídeos

 

Tridimensional:

- Objetos de Instrumentação Médicas

- Medicamentos Antigos

 

Coordenação Geral:

Dr. Genaro Laitano

Dr. Nicolau Laitano

 

Coordenação Técnica:

Gerti Rutsatz Piantá

João Gabriel T. Medeiros

 

Informações:

(51) 3014.2012

joaogabriel@amrigs.org.br

memorialgerti@amrigs.org.br


 




 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas